Luz, Câmera, Adoração? Multimídia na Igreja Moderna.

Multimídia na Adoração - Adore! Slides

As luzes se apagam, uma grade tela se acende a sua frente, e você se acomoda em sua cadeira. Não, você não está comendo pipoca no mais recente sucesso de bilheteria – você está em uma de um número crescente de igrejas que trazem o poder da multimídia para seus cultos.

A congregação Granger Community Church em Granger, Indiana, foi pioneira em multimídia desde sua fundação, em 1986.

“A Granger Community sempre usou apresentações multimídia em uma variedade de formas, de promoção de eventos a ilustração de sermões, diz Roy Bronkema, pastor das Artes Criativas. “Acreditamos que mais do que qualquer ferramenta que usamos, a mensagem evangélica deve ser levada na linguagem da nossa cultura.”

Semanalmente, a Granger produz vídeos de três a quatro minutos que tem sido utilizados pela Willow Creek como ferramentas de ensino em suas conferências nacionais.Mas nem sempre foi assim. “Nós tínhamos a visão de multimídia desde o início, mas praticamente sem experência ou equipamento”, diz Karen Schuelke, Diretor de Artes Criativas da Granger. Com muito sonho e planejamento, nosso Ministério de Multimídia hoje é um dos maiores na nossa igreja.

Introdução ao Ministério de Multimídia
Com toda a tecnologia de hoje e alguma inspiração criativa é fácil para uma igreja de qualquer tamanho explorar a multimídia como uma ferramenta de comunicação. Muitas congregações já usam o básico da multimídia em seus cultos, projetando letras de canções através do tradicional Microsoft PowerPoint.

Foi o pastor Dr. Mark Beeson quem iniciou o uso da multimídia na ministração, criando apresentações de slides simples e avançando manualmente para manter o tempo da música cristã contemporânea. Eventualmente, com o equipamento melhorado, trazendo transições de fotografias criativa, cuidadosamente sincronizada com a música. Como os usos em potencial para a multimídia, cresceram os voluntários com experiência em computador e edição de vídeo, criando infinitas possibilidades em efeitos e estilo.

Embora a Granger tenha iniciado o ministério multimídia com equipamentos básicos, hoje a igreja está fazendo progresso em direção a uma suite de multimídia completa, incluindo computadores sofisticados com edição de vídeo, gráficos e softwares de pós-produção; projetores de alta resolução; Players de DVD; três telas de grandes dimensões; e um sistema de áudio top de linha.

“Em última análise, porém, é sobre fazer o seu melhor com o que você tem”, diz Bronkema. “Uma vez que as pessoas tenham a visão do que você está tentando realizar, o apoio e os equipamentos se seguirão.” Nós sempre achamos que a excelência atrai excelência.”

Superando os Obstáculos
Mas sempre existem obstáculos para se alcançar a excelência. Dinheiro e tempo são grandes desafios. “Criação de um programa exige uma combinação única de dons e capacidade técnica, bem como um tempo enorme de compromisso”, diz Jeff Petersen, líder dos voluntários do ministério de multimídia. “Para nós, tornou-se muito mais que uma pessoa sozinha pode fazer, é definitivamente um esforço de equipe.”

Equipamentos de multimídia são caros e devem ser atualizados frequentemente, por isso os líderes da igreja devem ter uma visão para o ministério e seu financiamento. “Pelo lado positivo, muitas pessoas que se voluntariam para o ministério de multimídia acabam espontânea usando seu próprio equipamento, o que alivia alguns dos gastos para a igreja”, diz Petersen.

Mas os obstáculos do desenvolvimento da multimídia são superados pela relevância e a eficácia que este ministério traz para ajudar a igreja a glorificar a Deus e alcançar almas para Cristo. “Um dos maiores desafios da igreja hoje é prender a atenção de uma cultura midi”, diz Schuelke. “Para isso, acreditamos que a igreja deveria liderar o caminho nas artes visuais, não alcançando 20 anos depois.”

Escrito por

Arquiteto de software, bacharel em análise de sistemas, desenvolvedor há 16 anos. Diretor de Tecnologia da Practice Software, atua como arquiteto e coordenador do time de implementação/suporte do Adore! Slides, e líder de iniciativas de expansão do sistema no Brasil e exterior. Pode ser contactado no email: adilsonjr@practicesoftware.com.br.

2 Comentários Para “Luz, Câmera, Adoração? Multimídia na Igreja Moderna.”

  1. Mislene Mathias says:

    Manos, boa tarde!
    Eu venho pesquisando sobre os fundos de slides em movimento ou em vídeo e eu gostaria muito de utilizar na minha Igreja.
    Como funciona?
    Preciso instralar algum programa específico? Qual seria?
    Existe a necessidade de ser alguma versão do Windows também específica?

    Desde já, super obrigada pela atenção.

    A Paz!

    Mislene e Felipe Mathias

    • admin says:

      o Adore funciona como sistema de projeção em DataShow onde você pode montar tudo o que vai ser mostrado no telão com antecedência e no mesmo lugar,você pode, montar slides com vídeos ou imagens de fundo, importar PowerPoints, tem integração com twitter, facebook, SkyDrive e muito mais… para usar você precisa baixar(temos uma versão demo pra download gratuita no nosso site)

      para mais informações entre em contato conosco

      facebook: http://www.facebook.com/adoreslides
      E-mail: contato@adoreslides.com.br

Deixe Sua Mensagem