O uso da tecnologia pelas igrejas

A igreja tem uma grande comissão. A proclamação do evangelho e o discipulado que ensina devem estar na alma da igreja. Portanto, tanto a evangelização quanto o ensino, fazem uso da comunicação. A comunicação no século XXI está atrelada a tecnologia mais avançada, sendo um meio eficaz para transmitir mensagens das Boas-Novas. A tecnologia é um grande potencial pouco explorado pelas igrejas evangélicas brasileiras.

É óbvio que ninguém pode simplesmente depender da tecnologia, como se ela por si mesma pudesse levar o evangelho a alguém. Estamos aqui discutindo um meio evangelístico e kerigmático, mas não o fim para tudo. A única dependência na evangelização e ensino é da graça do Senhor. Agora, isso não impede de buscarmos meios para comunicarmos o evangelho de forma que todos possam ouvir e entender.

Algumas tecnologias são caras, logo nem todas as igrejas podem comprar um “data-show” com um grande telão. Algumas congregações até podem, mas a visão restrita da liderança impede que possam alcançar êxito na implantação tecnológica. Infelizmente, uma liderança equivocada e mesquinha impede todo tipo de progresso. Portanto, é imprescindível o total apoio da igreja com os seus líderes nesse processo.

Por que usar a tecnologia?

Por que usar a tecnologia se o cristianismo sobreviveu dois mil anos sem internet e data-show? Ora, só mesmo quem não pensa para fazer indagações desse tipo. É claro que o cristianismo sobrevive em qualquer situação, logo não estamos discutindo a sobrevivência do cristianismo no século XXI, mas sim os meios de comunicação para transmitir as mensagens cristãs.

Ora, como Deus se revelou a toda humanidade? Será que foi por intimáveis sonhos e visões? Deus tem dado sonhos proféticos para cada um dos seis bilhões de moradores dessa terra? É claro que não! Deus se revelou por meio de um livro! Sim, Deus usou um meio de comunicação para mostrar quem Ele é. Deus usou a Bíblia, essa pequena biblioteca de 66 livros.

Agora, infelizmente existem aquelas pessoas que são contra uso de esboço no sermão; imagine então o uso de esboço da pregação em um “data-show”? Precisamos aprender que nossa sociedade é imagética, portanto o uso de um “data-show” na pregação ajudará as pessoas a entenderem a mensagem.

Estamos no século XXI! Acorde!

Sim, a mensagem do cristianismo jamais poderá ser alterada para agradar aos ouvidos pós-modernos, mas a antiga mensagem da cruz precisa chegar nesses ouvidos, e chegará a muitos deles por meio da tecnologia. Portanto, acorde, estamos no século XXI e todo o mundo está antenado. Então, nunca esteve tão fácil evangelizar e ensinar como hoje! Pense nisso!

Fonte: Gutierres Siqueira (teologiapentecostal.com)

Escrito por

Arquiteto de software, bacharel em análise de sistemas, desenvolvedor há 16 anos. Diretor de Tecnologia da Practice Software, atua como arquiteto e coordenador do time de implementação/suporte do Adore! Slides, e líder de iniciativas de expansão do sistema no Brasil e exterior. Pode ser contactado no email: adilsonjr@practicesoftware.com.br.

Parse error: syntax error, unexpected '}', expecting end of file in /home/storage/8/30/8f/practicesoftware/public_html/adore/wp-content/themes/theme1206/comments.php on line 14