Twitter e Câmeras ao Vivo no Telão

Ferramentas de redes sociais tem se tornado uma grande plataforma de comunicação. Neste artigo vou mostrar como é fácil utilizar o Twitter para exibir mensagens durante o evento da sua igreja. Primeiro passo é adicionar sua câmera ao Adore, através de uma placa da captura. Na área de projeção, clique no botão “Captura Câmeras e TV”.

Untitled-1

Irá iniciar um assistente que irá lhe apoiar no processo de acrescentar e configurar uma câmera para captura ao vivo.

Untitled-2

Selecione a câmera na lista de dispositivo detectados.

Untitled-3

Informe o nome para o dispositivo e opcionalmente uma descrição.

Untitled-4

Nesta etapa, você pode optar pela gravação da captura da câmera em disco. Neste exemplo, deixaremos a opção padrão selecionada e clicar em “Avançar”.

Untitled-6

Basta clicar em “Finalizar” para concluir o assistente.

Untitled-7

Neste momento, a câmera adicionada pode ser encontrada na aba “Câmeras” na área de projeção. Basta clicar e arrastar o dispositivo para a programação.

Untitled-8

Bom, feita toda esta etapa de adicionar a câmera, vamos agora utilizar o Twitter e usar a câmera de fundo enquanto realizamos a projeção das mensagens (tweets). Esta ferramenta pode ser utilizada em eventos em que seja interessante demonstrar a interação da sua audiência, até mesmo para igrejas que realizam transmissão de seus cultos pela internet, podem criar um momento em que pedidos via Twitter possam fazer parte da celebração. Clique na aba “Twitter”:

Untitled-16

Para que permitir listar as mensagens do Twitter é necessário que o usuário da conta permita a integração, gerando um código chamado “PIN”.  Clique no botão “Obter Autorização”. Uma página do Twitter será exibida para que informe suas credenciais de acesso e na sequência o código de autorização será exibido:

Untitled-9

Copie o código gerado e cole no campo PIN e clique em “Visualizar Tweets”. Nesta etapa, um diálogo perguntará qual será a forma de captação das mensagens, que pode ser por uma hashtag ou menções. Neste exemplo, vamos utilizar a opção hashtag com o código “#DeusNoComando”. Isto fará com que todos os tweets que contiverem a hashtag sejam listados no ambiente.

Untitled-11

A cada 60 segundos o Adore! Slides irá verificar se há novas mensagens. Agora basta selecionar aqueles que deseja exibir no telão dando um duplo clique no tweet. Os tweets selecionados serão levados ao painel de “Tweets Aprovados”.

Untitled-12

Mas eis a pergunta, como agora unir a câmera ao vivo com as mensagens do Twitter? Selecione a mensagem na área de tweets autorizados e clique no botão “Criar GC”. Um diálogo será exibido para que possa opcionalmente realizar configurações visuais, caso não queira modificar o visual padrão clique em “OK”.

Untitled-13

Missão cumprida! Repita estes passos quantos forem os tweets que irá projetar.

Untitled-14

Resultado final no telão.

Untitled-15

Conclusão Quer criar interatividade em seu evento, congresso ou culto? Esse recurso do Adore! Slides é ideal pra esta tarefa.  Recentemente utilizamos o mesmo recurso durante um congresso de músicos da denominação Batista, onde surpreendeu a todos, pois todo o auditório através de seus smartphones puderam interagir durante as apresentações no congresso. Dê asas a imaginação e boas projeções!

Escrito por

Arquiteto de software, bacharel em análise de sistemas, desenvolvedor há 16 anos. Diretor de Tecnologia da Practice Software, atua como arquiteto e coordenador do time de implementação/suporte do Adore! Slides, e líder de iniciativas de expansão do sistema no Brasil e exterior. Pode ser contactado no email: adilsonjr@practicesoftware.com.br.

Parse error: syntax error, unexpected '}', expecting end of file in /home/storage/8/30/8f/practicesoftware/public_html/adore/wp-content/themes/theme1206/comments.php on line 14