É muito comum em algumas igrejas a necessidade de criar outras saídas do conteúdo audiovisual que é transmitido para o DataShow, seja para monitores de palco, ou até mesmo para televisores instalados em algumas dependências da igreja, como berçário, corredores e áreas externas do templo.
Há algum tempo na PIB Igreja Batista em Parque São Francisco em Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, surgiu esta necessidade, pois o backing vocal do ministério de louvor precisava ter um apoio visual das letras e leituras que eram projetadas, uma vez que a tela de projeção ficava atrás de onde ficavam posicionados. Isso encadeou uma busca de uma solução que pudessemos ter no chão um monitor que replicasse o sinal enviado para o Datashow e que principalmente, coubesse no apertado orçamento da igreja.
Pra dar solução ao problema achamos alguns equipamentos que prometiam a distribuição do sinal VGA vindo do computador, de modo que pudéssemos enviar pro projetor e usar outras 3 portas livres para os mais diversos fins.
Este é o equipamento usado:
Um video splitter da Sonytel, que custou aproximadamente 110 reais numa pequena loja de informática.
O sinal sai da porta VGA do notebook ou desktop direto para o splitter conforme a imagem abaixo:
Note que há uma entrada do sinal VGA e duas saídas, uma para o data show e outra para o monitor de palco. Ainda sobraram três portas livres.
Agora o sinal que será distribuido para um monitor Dell que irá exibir a projeção.
A mesma imagem sendo projetada pelo data show no telão.
Projeção de uma leitura bíblica.
Projeção de um cântico.
De todo este projeto, o mais complexo foi a construção dos cabos VGA, pois os conectores são muito delicados de serem soldados e necessita de mão de obra técnica qualificada. Pagamos mais 15 reais por conector colocado.
Tudo funciona bem, as vezes o spliter provoca um ligeiro deslocamento da imagem no telão, mas conseguimos resolver revendo os conectores e as portas em que estavam plugados.
Esperamos que isso o ajude.